domingo, 27 de novembro de 2011

Filme #8 - Domingo - 27/11/11

500 dias com ela ( (500) days of summer - 2009)


Baixei Aqui.

Se eu tivesse assistido esse filme com 20 anos, eu ia adorar. Ia me identificar com a vida do cara (acho que todo mundo já viveu situações desse tipo), ia me apaixonar pela Zooey Deschanel, ia curtir a estética indie/cult do ambiente onde eles viviam... Acontece que eu não tenho mais 20 anos. Dez anos se passaram e eu mudei. Hoje, sinto raiva da idiotice do protagonista (assim como sinto raiva das minhas patetices passadas), acho a Zooey Deschanel uma versão sem graça da Katy Perry (essa sim), acho ridícula a forçação de barra hipster dos personagens (Quem usa terno justo e gravata estreita todos os dias?). Como disse a Cecília (minha senhora) - "eu tenho raiva dessas pessoas confusas. Confusas de forma psiquiátrica". Foi isso que eu senti pela Summer. Enquanto eu assistia, eu tinha a sensação de estar assistindo um "Alta Fidelidade" adolescente, mas sem a graça, sem carisma... E olha que o filme do Alta Fidelidade já é muito fraco se compararmos ao livro. As citações musicais me pareceram forçadas, exageradas, gratuitas.
Porém, ao assistir, eu tive a sensação de estar assistindo algo que vai ditar os clichês dos alternativos pros próximos anos. Como em "O fabuloso destino de Amélie Poulain", o filme nem tem culpa das meninas agindo feito idiotas e dos caras GOSTANDO disso que vão surgir por conta dele. Mas eu vou detestar da mesma forma.

PS: Esqueci de comentar - Pelo menos esse filme gerou uma tirinha muito bacana do meu amigo Raphael Salimena (http://www.linhadotrem.com.br):

Nenhum comentário:

Postar um comentário