quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Filme #40 - Quinta-Feira - 12/01/12

A Rocha (The Rock, 1996)



Baixei aqui.

Apesar de ser um filme antigo, eu nunca tinha assistido a esse filme. Confesso que quando entraram os créditos iniciais e vi que era dirigido por Michael Bay eu quase desisti. A Rocha foi o segundo filme desse diretor que - para mim - está no Top 3 dos piores diretores em atividade no momento (qualquer hora comento sobre os outros dois...).
Muita gente rejeita o cinema hollywoodiano. Michael Bay é a síntese de todas as críticas que são feitas ao cinema norte-americano. Dirige tudo com a mão pesada, fazendo com que seus atores sempre exagerem no dramalhão e na canastrice. Não sabe a medida para colocar cenas de explosão, que estão sempre em demasia. Não consegue dosar a câmera lenta, que aparece nas horas mais inoportunas... Eu poderia gastar mais linhas e linhas falando dos defeitos desse diretor medíocre, que inacreditavelmente consegue filmes com orçamentos cada vez maiores... Michael Bay tem o poder de estragar até a melhor história, simplesmente porque não sabe contá-la.
A Rocha é um caso desses. A história é até interessante para um filme de ação, mas está nas mão do diretor errado. Tá certo que os roteiristas também não ajudam tentando o tempo todo encaixar frases de efeito ("Fazer o seu melhor? Perdedores sempre choramingam sobre fazer o seu melhor, vencedores vão pra casa e transam com a rainha do baile", e outras pérolas do tipo - felizmente dois dos três roteiristas não "cometem" nenhum filme desde 1999. O terceiro escreve para séries, e até que não são séries ruins... Devia ser voto vencido, coitado). 
Olha que o filme tem - além de Connery - Ed Harris e Nicolas Cage (outro dos meus favoritos). Aqui fica óbvio que Sean Connery raramente atua bem, se valendo mais do carisma do que do talento... Mas aqui a bomba era demais, até mesmo para o Cavaleiro de Sua Majestade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário