terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Filme #56 - terça-feira - 31/01/12

O homem que copiava (2003)



Quando eu tirei o VIPs, estava passando na Globo O homem que copiava, filme que eu já tinha assistido no cinema na época em que foi lançado, e - apesar de ter perdido os 10 primeiros minutos - acabei vendo até o final. Gosto bastante do filme, que sabe trabalhar bem a fantasia e o real. Na primeira meia-hora do filme, Furtado parece preso àquela montagem repetitiva que o consagrou em Ilha das Flores, mas depois ganha cara própria com sua trama cheia de viradas mirabolantes...
Uma coisa que eu nunca tinha reparado é na qualidade das atuações, principalmente de Lázaro Ramos e Leandra Leal. Os dois fazem um casal de tímidos, sempre de um modo tão constrangido um com o outro que é brilhante. Nesse campo, destoam a Luana Piovani (pela ruindade mesmo) e Pedro Cardoso (que, talvez por estar interpretando um personagem com o mesmo nome que ele, parecia estar no automático, fazendo um novo Agostinho, somente um pouco mais contido). Jorge Furtado tem as manhas de fazer um cinema que serve para o entretenimento sem perder a qualidade (como também em Houve uma vez dois verões, filme que eu adoro). Recomendo mesmo que acabe quase as 4 da manhã. 

PS: Acabei me lembrando desse curta-metragem, também clássico, de Jorge Furtado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário