terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Filme #11 - Terça-Feira - 6/12/11

Alô alô Terezinha (2009)


Baixei Aqui.

Minha cunhada me indicou às cegas esse documentário, e valeu muito a pena por vários aspectos. O primeiro deles foi o tema. Preciso dizer: eu odiava o Chacrinha. Eu me lembro de ter uns 5, 6 anos, e ter somente os finais de semana para assistir TV. Porém, desde as 14h até a hora da novela, a TV só tinha um programa: O Cassino do Chacrinha. Em um tempo sem TV fechada, sem nem mesmo vídeo cassete, onde só pegava uns 3 canais na televisão... Enfim, era um pesadelo pra quem sempre gostou da caixa mágica. No entanto, apesar disso tudo, depois, mais velho, fui entendendo o valor e a graça do Velho Guerreiro. O programa era uma mistura bizarra de um Ratinho mais caótico com mulheres semi-nuas e música popularesca. Não tinha como não sair alguma coisa pelo menos curiosa dessa mistura.
A música é um show a parte do documentário. Logo no início, um calouro que havia sido "buzinado" várias vezes no Cassino declarava que achava Roberto Carlos "um bosta"! Até aí, tudo bem. Mais pra frente, temos Agnaldo Timóteo disparando sua língua de trapo pra cima de João Gilberto, Bossa Nova e Tropicália. Esse depoimento já é mais significativo: evidencia a existência de uma disputa velada entre a MPB - alinhada às elites intelectualóides - e a música popular - chamada de brega, tida como de mau gosto. O programa de Chacrinha era o principal ponto de mediação dessa disputa entre esses dois ramos tão distintos, que disputam - há quase 5 décadas - a primazia de representar não oficialmente o povo brasileiro. (Para mais, leiam a minha dissertação de mestrado).
Além disso, o filme tem a direção de Nelson Hoineff, jornalista responsável pelo marco do politicamente incorreto da TV Brasileira "Documento Especial", da TV Manchete. Com um estilo cru, ele não doura a pílula, mostrando o lado tosco dos entrevistados, expondo o ridículo que se leva a sério, e por isso mesmo constrange e diverte. Se ainda restou alguma dúvida, eu deixo um episódio do "Documento Especial". O filme do Chacrinha tem essa pegada. Divirtam-se.





Nenhum comentário:

Postar um comentário