sábado, 31 de dezembro de 2011

Filme #31 - Sábado - 31/12/11

Meia-noite em Paris (Midnight in Paris, 2011)



Baixei aqui.

Prossigo com os pré-candidatos aos prêmios de 2012. Woody Allen é sempre candidato, embora esnobe as premiações. Devo confessar que estava de birra do diretor. Não sei se é porque tenho uma birra ENORME com a última musa do diretor (Scarlett Johansson) ou se realmente os últimos filmes dele me pareciam todos sem graça. A maior parte das pessoas que conheço babaram por Match Point - Ponto Final, mas eu achei bem chato e pretensioso (tem aqui pra baixar). Por tudo isso eu estava com um pé atrás em relação à Meia-noite em Paris.
Porém, logo no início eu saquei que esse seria um filme diferente. Em primeiro lugar, Allen trocou de loira - e na minha opinião Rachel McAdams foi bem melhor do que Johansson seria. Além disso, esse filme traz de volta o Allen do absurdo, do mágico, de A rosa púrpura do Cairo (baixe JÁ aqui) e O dorminhoco (aqui!). Em resumo: o Allen que eu gostava!
Além disso, o filme fala da geração perdida dos anos 20, de Fitzgerald e Hemingway. Sou vidrado nesse período da literatura. Li muito dessa época: Paris é uma festa, Suave é a noite, O bom soldado, 1919, O grande Gatsby... Meu livro favorito de todos os tempos é O sol também se levanta !! Enfim, não tinha como eu não me apaixonar por esse filme.
No entanto, não vejo esse filme com cara de papa-prêmios. Mas acho que vai ser aula inaugural de muitos cursos de história da arte ao redor do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário