sábado, 17 de dezembro de 2011

Filme #20 - Sábado - 17/12/11

Conan, o bárbaro (Conan, the barbarian, 2011)



Clique aqui.

Fui a este filme com as expectativas lá embaixo. Já tinha lido e ouvido várias críticas que o colocavam como um filme horroroso, quase uma ofensa aos filmes anteriores do personagem. Não sou nenhum fã xiita do Cimério: assisti os filmes anteriores, tive minha fase de comprar as revistas em preto e branco que achava pelos sebos, mas não muito mais do que isso. Por isso, me sinto qualificado para dar uma opinião que não vai ser de viúva do Schwarzenegger: o filme de Conan de 2011 é melhor do que os anteriores.
(Já sinto o calor das tochas da multidão que grita: "Herege!")
Vamos em partes: Conan, o Bárbaro de 1982 é um bom filme, mas Conan, o Destruídor, de 84, é um lixo! Vou ser gente boa e nem vou considerar a bomba Guerreiros de Fogo, de 1985 - onde disfarçaram o Conan de "Kalidor". Vamos comparar com o primeiro então.
Muita gente reclamou do visual do Jason Momoa. Ora, eles preferiam um halterofilista de peruca? Momoa é um cara forte, mas não passa aquela sensação de imobilidade, e seu cabelo parece o cabelo de um bárbaro que não passa horas no salão, ao contrário da peruca de Schwarza. Reclamam que falta "virilidade" (no sentido sexual) ao Conan novo. Ok, até acho que ele podia comer mais gente (embora duas num filme - hoje em dia - seja uma marca considerável), mas acho essa falha menos grave do que a falta de inteligência que passava o Conan antigo (por conta de seu intérprete, que mal sabia falar inglês quando o filme foi rodado). Os vilões do filme novo têm jeito de vilões do Conan, enquanto no filme antigo era James Earl Jones de franjinha! As sequências de luta do filme novo são sensacionais, em especial a luta contra os homens de areia e a luta sobre a mocinha que grita no final. Para não dizerem que eu estou detonando demais o clássico dos anos 80, a trilha sonora do antigo é muito melhor, e olha que a desse novo não chega a ser ruim. E o cartaz do filme anterior também é sem comparação.
Se você não é um schwarzeneguete, recomendo que assista esse filme sem preconceitos, e verá um excelente filme de aventura e fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário