segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Filme #15 - Segunda-Feira - 12/12/11

Agulha (Igla, 1988)



Como eu já tinha dito, meu cunhado me passou alguns filmes em russo há algum tempo. Hoje assisti esse, que é um filme soviético, o que difere muito dos demais, que são russos mesmo. A começar pelo cenário: o filme se passa na antiga Alma-Ata (atualmente Almaty, no Casaquistão), e isso muda toda a fauna humana. A história é meio clichê de filmes de drogas - cara reencontra mulher que está viciada e enfrenta traficantes para recuperá-la - e a edição tenta soar pop e acaba parecendo com Armação Ilimitada em alguns momentos (nada mais justo, uma vez que a Armação era uma tentativa de linguagem pop na TV brasileira dos anos 80).
O filme é protagonizado por Viktor Tsoy, vocalista da banda Kino - uma das que eu mais ouvi nos últimos anos. Tsoy morreu pouco menos de 2 anos após o filme, e surgiu um verdadeiro culto sobre o cantor. Em Moscou e em São Petesburgo jovens se reúnem para homenageá-lo deixando cigarros e velas em muros grafitados com sua imagem.
A trilha sonora (também da banda Kino) é outro ponto forte, e a versão que eu consegui ainda tinha legendas nas músicas.
Enfim, não é um filme fácil. Tem que dar um desconto por se tratar de um filme dos anos 80, mas vale a experiência.

PS: Foi meu cunhado que me passou, mas achei o filme pra baixar nesse link. Não testei. Não me responsabilizo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário